A Polícia Civil, através da DHPP (Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa), cumpriu cinco mandados de prisão e cinco de busca e apreensão durante a Operação Lei e Ordem. A ação visou membros de uma organização criminosa envolvidos na morte do irmão de um sargento da Polícia Militar.
As ordens judiciais foram cumpridas em Cuiabá e Campo Grande (MS). Os investigados são acusados de homicídio qualificado por motivo fútil, uso de meio cruel, recurso que impossibilitou a defesa da vítima, além de participação em organização criminosa e obstrução de investigação criminal.
Rogério Ricard Santos, de 44 anos, foi morto no dia 17 de fevereiro de 2022, no Bairro 1º de Março, em Cuiabá. De acordo com a polícia, ele foi brutalmente espancado e chegou a ser levado ao HMC (Hospital Municipal de Cuiabá), mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.
As investigações da DHPP revelaram que o alvo dos criminosos era o policial, irmão da vítima. O crime foi uma missão dada a um membro da facção que precisava se redimir com o grupo e recebeu a ordem de eliminar um policial.
“Ficou evidente a atuação da facção criminosa com o objetivo de interromper a investigação em andamento, caracterizando, além dos outros crimes, a tentativa de obstrução de investigação de organização criminosa”, afirmou o delegado responsável pelo caso, Maurício Maciel.